Ficaram na história como “portas suicida”, mas para as noivas, são lindas que se fartam!!
A indústria automóvel, não sendo diferente de outras, segue o que é mais fácil de usar pelo cliente. O que é mais pratico – pelo menos esse é o princípio – é a logica do design.
Os carros entre os anos 30 e os anos 40 do seculo passado, apresentavam os carros com portas abrir ao para trás, afinal, é o logico, é assim que afastamos os obstáculos no nosso dia a dia.
Então, se a logica natural, seria as portas abrirem ao para trás, porque é que desde essa época, a generalidade das portas dos carros, abrem no sentido contrário? E porquê terem ficado conhecidas como “portas suicida”?

A verdade, é que os carros, começavam nesses anos, a ganhar mais potencia e mais velocidade, e com as portas a abrirem ao para trás, instalou-se o receio de as mesmas se abrirem como resultado da ação do vento. Por outro lado, não se pode esquecer, que à data, não existiam cintos de segurança nos carros, e considerava-se a probabilidade de um passeiro se encostar à porta, por dentro e a mesma abrir e mais uma vez, conjugado com a ação do vento seria perigoso. Por estes motivos, ficaram conhecidas como “portas suicida” e foram abandonadas pela indústria automóvel.
Hoje, essa característica, ajuda na relevância histórica das viaturas com as portas dessa forma, e não é comum observarmos carros assim.

Essas portas, num carro para transportar uma noiva, apresenta três fatores extremamente relevantes nos dias de hoje:
Desde logo a exclusividade, pela raridade que é um carro assim. A noiva consegue um registo muito exclusivo nos momentos especiais do dia do seu casamento.
Espaço, tem muito mais espaço. Sim, é verdade, a abertura da porta confere muito mais espaço para as noivas entrarem e saírem, com os seus vestidos maravilhosos, quantas vezes com enormes caudas e imponentes véus. O espaço que estas portas conferem, permitem uma entrada e saída bastante cómodas e com muito menor probabilidade de estragar as suas rendas ou os delicados tecidos.
A beleza do enquadramento para registo fotográfico que esta característica confere.
Assim, são um pro(maior)menor a ter em conta quando uma noiva escolhe um carro clássico para a transportar no sai do seu casamento rumo ao SIM ACEITO!
