Serviço de transporte de noivos com motorista e protocolo, algumas considerações.
Serviço de transporte de noivos com motorista e protocolo.
Importa, previamente distinguir algumas realidades.
O serviço de transporte de noivos, carece de competências especificas da parte dos profissionais que o realizam. Por um lado, competências ao nível da condução defensiva, mas também em termos mecânicos, pois em particular quando o serviço é realizado em carros clássicos e/ou antigos, é absolutamente critico saber ajustar a mecânica e as suas limitações às condições especificas de condução. Por exemplo, saber conduzir de forma a manter uma boa refrigeração do motor, ou a garantir a capacidade de travagem. Este aspeto, acreditamos ser o mais básico dos básicos, para quem se propõe realizar este serviço. É justamente por aqui que começa a diferenciação da realização do serviço de forma profissional.
O serviço de transporte com motorista é justamente o serviço de transportar os noivos em que o condutor está concentrado na viatura e nas condições de condução. Não existe uma preocupação com quaisquer outros aspetos que não seja as condições mecânicas das viaturas e a condução entre os destinos. É o serviço mais habitual, em particular, quando o mesmo é realizado por quem tem uma viatura clássica e “acha giro poder ir mostrá-la na festa dos outros”.
Depreende-se então, que um serviço realizado de forma profissional, as competências de um motorista que faz o serviço de transporte de noivos, devam ultrapassar as competências mecânicas e de condução. Sim, claro que sim! Desde logo ao nível do seu saber estar, e da compreensão das diversas emoções que em cada momento vão tomando os noivos, seus pais, padrinhos familiares e convidados. Cada um, em cada momento pode estar a vivenciar experiências emocionais diferentes e tais, serem ignição para atitudes e comportamento diversos, quantas vezes imprevistos, que poderão impor, interações e atitudes ajustadas por parte de quem esta a realizar o serviço. Ser empático, não é então uma mera questão comercial, é mesmo uma competência absolutamente central neste serviço. Isso não é uma questão se sensibilidade, é uma questão de investigação, de treino e troca de conhecimento com outros profissionais e com técnicos preparados para lidar com situações, de stress, pânico, ansiedade, e quantas vezes, “apenas” felicidade. Quantas e quantas vezes, ser empático para lidar com imprevistos, sejam eles de caracter positivo ou negativo.
Por outro lado, importa ao motorista, conhecer o planeamento geral do dia e em particular os atos durante o tempo em que está a participar no dia do casamento. Apenas conhecendo os atos planeados, tem a capacidade de interagir com os noivos, convidados e com os outros profissionais. Não é possível antecipar respostas, sem conhecer o que está previsto.
Depois, existe ainda a questão do protocolo, que sará aprofundada num momento posterior.
Convém, pois, que haja esta consciência quando os noivos estão a tomar decisões de contratação. Uma coisa é um serviço de transporte, outra bem diferente é um serviço profissional de transporte de noivos e outra ainda é o serviço profissional de transporte de noivos, com protocolo de serviço.
Existe, ainda o aluguer de carros, isto é, pelas horas contratadas, ainda que com supervisão da empresa/dono do carro, o mesmo está alugado para ser conduzido pelo noivo ou por um familiar. Também deste tópico falaremos em outro momento. Mas atenção, neste caso o que existe é o aluguer de uma viatura e não a prestação do serviço de transporte de noivos.
A estes aspetos juntam-se naturalmente as questões legais, que até por uma questão de responsabilidade social, devem estar completamente observadas por quem realiza este serviço e naturalmente ponderadas pelos noivos.
O serviço de transporte dos noivos, para além de enriquecer o portefólio fotográfico e de vídeo, e de criar uma perceção de glamour e requinte junto de todos no dia assume, um papel central na história do dia, e sobretudo na história de vida dos noivos.
#aguela #aguelaeventescars #carrodosnoivos